segunda-feira, 27 de outubro de 2014

6ª Semana de prática de estágio

Olá a todos

Nessa 6ª semana a intenção maior era reunir os grupos na sala e começar ensaio para criação ou/e execução de percussão corporal, acompanhando cada grupo e dando orientação que precisasse.

Em ambas as turmas, cumprimentei todos os alunos falando sobre a proposta de atividade, cantamos a música “É preciso saber viver” e fizemos simples ritmo corporal para acompanhar. Pedi para que juntassem os grupos já organizados na aula anterior e trabalhassem em um ritmo para música escolhida por eles; “É preciso saber viver”.

Na sala os alunos se agruparam e conversavam, muitos dispersavam e era preciso chamar atenção de alguns grupos. No 6º A um grupo de meninas preparam uma combinação de sons no corpo para execução do ritmo na música, ficou interessante a forma de como organização e distribuirão na música, só que indiquei para que praticassem mais.

Muitos dos grupos não se interessaram fazer algum som, na próxima aula irei chamar bastante atenção de tais para realização da tarefa. Como a sala não é muito grande, os alunos se dispersam muito quando outro grupo tenta executar os sons.


Por fim, a execução no início da aula ficou bastante incentivadora para execução dos alunos, até os coordenadores e professores foram na sala para apreciar, pois acharam interessante o sons que os alunos estavam fazendo.

Segue um pequeno trecho da aula em vídeo

Abraço galera.... até a próxima

Roni Rodrigues

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Recesso na 5ª semana aula

Nessa 5ª semana não houve aula na quinta semana de aula no Colégio Americano do Brasil...

Fui ao Colégio Estadual na 5ª semana de aula de estágio mas não tiveram aulas em todos os dias da semana, o recesso das aulas "Saco cheio" já estava previsto pelos professores da escola, não é a primeira vez que acontece tal recesso.

Abraço,
... Até mais....

terça-feira, 14 de outubro de 2014

4ª Semana de prática de estágio

4ª aula de estágio
Nesta quarta aula de estágio a proposta era apreciar a profundo as músicas escolhidas, apresentação dos grupos com trecho da letra “dibiribiribidá”, onde tiveram início da prática na semana três.
Muitos alunos não quiseram apresentar o ritmo com trecho da letra, dessa forma propus executar com todos os alunos juntos com ritmo trabalhado na primeira aula, é simples, mas tem um bom resultado em sua execução.

Outra parte da aula eu pedi que os alunos se organizassem em grupo de quatro pessoas, todos os grupos me passaram o nomes dos alunos presentes, além disso, pedi para que todos os grupos executassem/criassem um ritmo no corpo para execução da música escolhida, “É preciso saber viver”, muitos grupos ficam dispersos no 7º B, chamava atenção dos alunos, mas mesmo assim eles voltavam a dispersar do objetivo. Um ponto importante dessa aula foi incentivar os alunos com algo que eles gostam, propus que se quisessem fazer o ritmo funk no corpo para cantar acompanhando na percussão corporal poderia, mas deveriam se preocupar com a velocidade da música, daí foi um modo de incentivo para um grupo de alunos que não estavam querendo fazer nada, eles então ficaram tentando executar.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

3ª Semana de prática de estágio

Nesta 3ª semana de aula 29/09 os alunos tinham que cantar um pequeno trecho executando percussão corporal.
Disponho aqui o trecho da letra que foi apresentado por mim nas aulas;

Dibiribiribidá isso é pra já!
Batendo mão e perna, palma é pé no chão,
Batendo mão e perna, palma é pé no chão.

Além dos alunos cantarem em grupos eles também executar a percussão corporal ao mesmo tempo.
No 6º A  os alunos questionaram quando escrevi no quadro, expliquei e mostrei como fazia e propus falando como seu eu quisesse fazer uma disputa com eles, alguns grupos começaram, outros desinteressaram e tinha vergonha, teve um grupo de meninas que conseguiram mas não tão rápido, deixei para treinar em casa.

No 7º ano B, os alunos desinteressaram muito mais que no sexto, muito acanhados, só os alunos que pareciam mais novos quiseram fazer, mas não terminaram, deixei pra todos apresentar na quarta aula. Além disso, passei todas as música no som para eles ouvirem, com votação dos próprios alunos da turma eles escolheram “É preciso saber viver”, executei a música três vezes para memorizar o som.

Com práticas de aulas até nesta parte de estágio, considero que os alunos gostam mais de atividades lúdicas, é o que dispõe mais ao querer fazer.