quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Fundamentação teórica


Olá pessoal venho falar da fundamentação teórica do meu projeto.

O tema do projeto foi pensado primeiramente pela forma de como os alunos aceitariam a aula de música. Busquei assim, autores que cobrissem e trouxessem idéias fundamentais para construção do meu projeto.
A percussão corporal faz com que o indivíduo consiga expressar com mais liberdade, é conseguir expressar naturalmente quando se usa o próprio corpo para produzir sons Call Orff.

Consorte (2012) diz que a “percussão corporal é uma prática que pode ser utilizada, entre outras finalidades, como recurso sonoro e musical”, e em está em várias culturas populares, representa percussão com uma forma de se expressar com o corpo. Dessa forma, para as aulas de estágio foi valorizado a prática de percussão corporal, é uma ferramenta para planejamento do projeto, que ajuda desenvolver uma maior coordenação motora, que além de chama atenção para o fazer musical, consegue expor os alunos a conhecer vários sons com o corpo, também criando vários ritmos.


Para uma maior organização dos alunos com a prática de percussão corporal dentro da sala de aula, foi pensado na prática coletiva e na organização desses alunos em roda, para TOURINHO (2012), atividade “em círculos podem ser realizadas, por exemplo, atividades orais (faladas e cantadas) e tocadas com e sem o instrumento”, desenvolvem por parte do aluno querer participar. Essa ideia tornou se estratégia para uma maior organização na sala de aula, o aluno se sente mais apto a fazer, pois em circulo um chamam atenção do outro, além de também conseguir minimizar indisciplina de alunos da sala, pois elem acaba ter que participar.

Abraço
Mais postagem em breve!!!

Nenhum comentário: