sábado, 13 de setembro de 2014

Olá colegas e amigos...
Inicio aqui meu projeto de estágio IV, como primeira postagem, coloco tema, objetivos, referências e metodologias já criada até no certo momento.


Em breve postarei imagens, tudo relacionado a prática de estágio.

MEU TEMA DO PROJETO:
O tema do projeto é “Explorando sons do corpo com alunos do ensino fundamental”, onde envolverá práticas, apreciação e composição usando voz,  movimentos e percussão corporal.

2. INTRODUÇÃO:
            A prática de estágio supervisionando IV é um projeto a ser ministrado em uma escola pública de ensino básico, o docente em música aplica nove aulas em cada turma, sendo que são duas turmas escolhidas. As aulas implicarão em conhecer o corpo como meio de fazer sons, criando ritmos em conjuntos e individuais, de forma que consiga desenvolver coordenação motora e conheçam a possibilidade de criar sons com o próprio corpo.
            A escola onde será aplicado o estágio é o Colégio Estadual Americano do Brasil, situado na Rua Alta Vida, nº 320, centro da cidade em Formosa Goiás, onde as séries para aplicação das aulas são do ensino fundamental. A escola não possui aula de música, as aulas que irão ser ministradas serão dentro das aulas de artes, os alunos tem idade entre 11 a 13 anos, além disso, a escola tem uma boa estrutura e salas conservadas para aplicação das aulas, pois foi reformada a pouco tempo.
            O projeto a ser desenvolvido tem como função de despertar o interesse dos alunos ao apreciar, comparar e explorar possibilidades de sons com o corpo.

 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
            A prática musical com movimentos e fala é uma forma de fazer música, que muitas vezes não é perceptiva pelas pessoas, na teoria de Carl Orff tem um importante trabalho que se trata de música elementar, da música feito com o corpo, onde essa idéia é que cada pessoa pode se expressar naturalmente pela música.

            Carl Orff (1974) sobre estudo de instrumentos, diz que deve ser precedido pelo desenvolvimento de técnicas de audição, que é uma competência musical de cada pessoa, isso se resulta na capacidade de cada aluno também poder imitar e criar. A Criatividade é um método importantíssimo na teoria de Orff que aqui coloco a ligação ao meu projeto, onde é um objetivo específico de estimular o aluno a criar e desenvolver (compor) a partir de apreciação de músicas, que ao invés de tocar instrumentos, usará principalmente o corpo para composição de das músicas.
            Outro ponto importante é a prática coletiva, ela incentiva, valoriza e faz com que o aluno interaja e desenvolva melhor ainda sua atividade musical. Tourinho (2012) ao falar das práticas coletivas relata que, elas possivelmente podem dar certo a partir de um repertório trabalhado onde desenvolvam apreciação e composição, de maneira organizada para que possa ser desenvolvida em grupo. Pensando assim, os alunos nesse estágio serão capazes de pensar, de se organizarem para criação e execução, onde essa coletividade acontecerá na formação de cada grupo dentro da sala de aula para ser trabalhado.

OBJETIVO GERAL
Conhecer e desenvolver habilidades com os sons do corpo pelo fazer musical.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Desenvolver coordenação motora e rítmica;
  • Articular prática em conjunto como forma de interação social;
  • Explorar os sons do corpo;
  • Estimular a criatividade;
  • Apresentar resultado final de processo de aprendizagem com os sons do corpo.

5. REPERTÓRIO
  • É preciso saber viver - Titãs
  • Gostava tanto de você- Tim Maia
  • A sombra da maldade – Cidade negra

6. METODOLOGIA
            Todas as aulas serão organizadas de acordo com o objetivo, os alunos terão momento de apreciação; irá assistir vídeos, áudios de músicas e exemplos de trabalho com som usando o corpo, execução; executar sons no corpo de forma que compreenda e se assemelhe as ideias dos vídeos apreciados ou do professor, e composição; onde se organizem em grupos para criar ritmos individuais a ser compartilhados para toda turma, e de forma conjunta executar uma ou mais músicas do repertório, usando percussão corporal.

            Da primeira a terceira aula, os alunos estarão  interagindo com a ideia de executar e criar sons no corpo, organizando grupos e validando o que conseguirão fazer em uma pequena apresentação. Essas primeiras aulas serão de apreciação e exploração de possibilidades da percussão corporal. Na quarta aula, vamos concluir as atividades iniciais do projeto com a apresentação de trabalho dos grupos e depois disso, trabalharemos com o repertório específico.  Será a preparação para a apresentação final que acontecerá na nona/ultima aula, distribuição de repertório e ensaios.

7. RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAIS
  • Letras das musicas (papel chamex)
  • Som
  • Aparelho de DVD e televisão
  • Quadro/Giz
  • CD e DVD
8. AVALIAÇÃO
Perceber como os alunos assimilam as atividades, como se desenvolvem na coordenação motora/rítmica percebendo como exploram o sons do corpo.
Outro lado a avaliar é todas as criatividades de forma coletiva, observando interação entre colegas, que para o fim analisar a apresentação do repertório trabalhado por cada grupo.

 


Nenhum comentário: