Inicio aqui meu projeto de estágio IV, como primeira postagem, coloco tema, objetivos, referências e metodologias já criada até no certo momento.
Em breve postarei imagens, tudo relacionado a prática de estágio.
MEU TEMA DO PROJETO:
O
tema do projeto é “Explorando sons do
corpo com alunos do ensino fundamental”, onde envolverá práticas, apreciação
e composição usando voz, movimentos e percussão corporal.
2. INTRODUÇÃO:
2. INTRODUÇÃO:

A escola
onde será aplicado o estágio é o Colégio Estadual Americano do Brasil, situado
na Rua Alta Vida, nº 320, centro da cidade em Formosa Goiás, onde as séries
para aplicação das aulas são do ensino fundamental. A
escola não possui aula de música, as aulas que irão ser ministradas serão
dentro das aulas de artes, os alunos tem idade entre
11 a 13 anos, além disso, a escola tem uma boa estrutura e salas conservadas
para aplicação das aulas, pois foi reformada a pouco tempo.
O projeto a ser desenvolvido tem
como função de despertar o interesse dos alunos ao apreciar, comparar e explorar possibilidades de sons com o
corpo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A prática musical com movimentos e
fala é uma forma de fazer música, que muitas vezes não é perceptiva pelas
pessoas, na teoria de Carl Orff tem um importante trabalho que se trata de
música elementar, da música feito com o corpo, onde essa idéia é que cada
pessoa pode se expressar naturalmente pela música.
Carl Orff (1974) sobre estudo de instrumentos,
diz que deve ser precedido pelo desenvolvimento de técnicas de audição, que é
uma competência musical de cada pessoa, isso se resulta na capacidade de cada
aluno também poder imitar e criar. A Criatividade é um método importantíssimo na
teoria de Orff que aqui coloco a ligação ao meu projeto, onde é um objetivo específico
de estimular o aluno a criar e desenvolver (compor) a partir de apreciação de
músicas, que ao invés de tocar instrumentos, usará principalmente o corpo para
composição de das músicas.
Outro
ponto importante é a prática coletiva, ela incentiva, valoriza e faz com que o
aluno interaja e desenvolva melhor ainda sua atividade musical. Tourinho (2012)
ao falar das práticas coletivas relata que, elas possivelmente podem dar certo
a partir de um repertório trabalhado onde desenvolvam apreciação e composição, de
maneira organizada para que possa ser desenvolvida em grupo. Pensando assim, os
alunos nesse estágio serão capazes de pensar, de se organizarem para criação e
execução, onde essa coletividade acontecerá na formação de cada grupo dentro da
sala de aula para ser trabalhado.
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver coordenação motora
e rítmica;
- Articular prática em conjunto
como forma de interação social;
- Explorar
os sons do corpo;
- Estimular
a criatividade;
- Apresentar resultado final de
processo de aprendizagem com os sons do corpo.
5. REPERTÓRIO
- É preciso saber viver - Titãs
- Gostava
tanto de você- Tim Maia
- A sombra da
maldade – Cidade negra
6. METODOLOGIA
Todas as aulas serão organizadas de
acordo com o objetivo, os alunos terão momento de apreciação; irá assistir
vídeos, áudios de músicas e exemplos de trabalho com som usando o corpo,
execução; executar sons no corpo de forma que compreenda e se assemelhe as ideias
dos vídeos apreciados ou do professor, e composição; onde se organizem em
grupos para criar ritmos individuais a ser compartilhados para toda turma, e de
forma conjunta executar uma ou
mais músicas do repertório, usando percussão corporal.
Da
primeira a terceira aula, os alunos estarão interagindo com a ideia de executar e criar
sons no corpo, organizando grupos e validando o que conseguirão fazer em uma
pequena apresentação. Essas primeiras aulas serão de apreciação e exploração de
possibilidades da percussão corporal. Na quarta aula, vamos concluir as
atividades iniciais do projeto com a apresentação de trabalho dos grupos e
depois disso, trabalharemos com o repertório específico. Será a preparação para a apresentação final que acontecerá
na nona/ultima aula, distribuição de repertório e ensaios.
7.
RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAIS
- Letras das musicas (papel chamex)
- Som
- Aparelho
de DVD e televisão
- Quadro/Giz
- CD e
DVD
8. AVALIAÇÃO
Perceber
como os alunos assimilam as atividades, como se desenvolvem na coordenação
motora/rítmica percebendo como exploram o sons do corpo.
Outro lado a avaliar é todas as criatividades de
forma coletiva, observando interação entre colegas, que para o fim analisar a
apresentação do repertório trabalhado por cada grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário